segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Miséria


      A África apesar do processo de independência ocorrido após a Segunda Guerra, ainda apresenta uma série de problemas crônicos que vão desde a falta de indústrias aos piores indicadores sociais do planeta.  Características que colocam o continente como o mais miserável.
      O subdesenvolvimento econômico-social do continente está ligado a famosa colonização de exploração que destruiu toda a economia de subsistência e que mal ou bem, conseguia alimentar a população, além de não permitir o desenvolvimento da indústria através do famoso Pacto Colonial. Os europeus destruíram esse modelo e implementaram as plantations e posteriormente a mineração em grande escala. Aproveitaram-se de vários mecanismos para tornar a mão-de-obra barata, quase semi-escrava.
       A miséria absoluta que atinge o continente é decorrente de todo o processo descrito acima e torna-se mais preocupante em função das guerras civis que atingem quase todo o continente. Depois da Somália, que horrorizou o mundo numa guerra fratricida e contou com a presença desastrada dos EUA no início dos anos 90, o Burundi tornou-se a "bola da vez" na segunda metade da década passada. 

Um comentário:

  1. É muito triste saber que com a tamanha transformação que o mundo todo sofreu, ainda exista pessoas vivendo em condições absurdas de total desrespeito à vida.O que nos deixa sem indignados é saber que aqueles que usufruíram de toda riqueza africana nem mesmo tentam ajudá-la a se estruturar preferem "tampar o sol com a peneira", e vingir que nada está acontecendo...

    ResponderExcluir