sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Concurso de Frases

Está aberto a partir de agora !
O concurso de  frases com o tema: Consciência Negra !
Para participar escreva uma frase criativa e poste nos comentários ,mas Lembre-se de colocar o seu nome completo e sua turma .
Podem participar alunos das  turmas de 5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, e Ensino Médio.
Participe até o dia 18 de Novembro , e concorra a um prêmio surpresa .

Equipe Blog 20 de Novembro.

15 comentários:

  1. Não devemos ignorar, devemos lutar como sempre e seguir lutando contra o preconceito !

    Ariely Arantes Ricardo

    7° B

    ResponderExcluir
  2. Somos todos de varias cores , somos todos de um jeito mais o que somos é Brasileiros.

    Nayara Vitoria Morais da Costa

    7º B

    ResponderExcluir
  3. "Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência"
    (Karl Marx - filósofo alemão - 1818 - 1883

    ResponderExcluir
  4. Luiz Claudio Ferraz Pereira Junior 1ºA

    História do Dia Nacional da Consciência Negra

    Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

    A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

    Importância da Data

    A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

    A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

    Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

    ResponderExcluir
  5. Matheus Vinicius Scherrer Cardoso de Souza 7ªB Sou a alma que ontem nasceu no mundo, sou filho da áfrica, dos olhos de pérolas, do sorriso de marfim, dos sons de atabaques de luar, da roda de capoeira, do jongo ao muculelê, sou da raça que irradia perfume de alegria, sou semente da historia humana, de vida apesar de tanta dor, dos canaviais e senzalas, das mãos calejadas, exploradas e injustiçadas, por tirar da minha vida meu direito de sonhar, de ter esperança de lutar com dignidade e respeito, nem que seja um grito mudo,clamando por igualdade e justiça,e de acreditar num amanhã melhor viva daí 20 de novembro dia da consciência negra.

    ResponderExcluir
  6. O nome já fala: CONSCIÊNCIA NEGRA então por que não parar com o Racismo e nos conscientizarmos para ter o mundo melhor. Ariely Arantes Ricardo Serie: 7°b

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a iniciativa de esclarecer fatos como este tendo mais uma vez brancos gerando conflitos onde não havia necessidade. Foi tudo por interesse político e econômico sem avaliar a condição dos africanos como humanos, e mais que isso donos do país. Em nome de uma ideologia furada criaram conflitos entre o próprio povo africano, e mais tarde entre os próprios europeus. O 20 de novembro sem dúvidas têm grande importância hoje para a sociedade, data em homenagem a Zumbi dos Palmares que dedicou sua vida a proteger os quilombolas e liderar importantes feitos em sua época, é tempo de lembrar o sofrimento e repressão vivida por este povo, e por isso homenageá-lo.
    Vinicius Sant'Anna

    ResponderExcluir
  8. Ontem:Fui negro, Hoje:Sou branca,Amanha:Posso ser amarelo! Não importa minha cor, mais o meu amor!
    Aluna: Nayara Vitoria Moraes Da Costa Série:7°B

    ResponderExcluir
  9. Mayla Namorato 7ºB

    Ter respeito a si próprio e aos outros é ter consciência Negra,pois os primeiros homens eram negros, e deles todos temos descendência independente do continente,país ou estado. Viva a consciência Negra... Chega de preconceito somos todos Seres Humanos.

    ResponderExcluir
  10. OQUE SERA QUE AS PESSOAS NEGRAS PENSSAM QUANDO SAO DISCRIMINADAS? DESDE A CHEGADA DOS NEGROS AO BRASIL, JA TINHA O RACISMO COM OS NEGROS, ELES ERAM ESCRAVISADOS, HUMILHADOS E ERAM VENDIDOS... BOM AINDA BEM QUE HOJE NÃO TEM MAIS ISSO... MAS AINDA SOFREM DO RACISMO

    BEATRIZ DE ANDRADE CAMPOS 5º A

    ResponderExcluir
  11. Um dia que tem que ser comemorado com toda a alegria entre todos os cidadãos, devem participar ,pois somos todos iguais,por isso esse projeto pode ensinar para varias pessoas o valor que cada um tem seja ele negro,branco, pardo,amarelo,somos todos iguais apenas a pele diferente , mas o sangue africano esta nas veias de cada cidadão.... BRASILEIRO......
    Jessica naiara lima dos santos 3º A

    ResponderExcluir
  12. Não ha porque haver preconceito somos todos iguais, filhos de Deus.
    Heloísa 7ºB

    ResponderExcluir
  13. Não é util esperar nada de ninguém, mas é muito bom esperar algo de nós mesmos!

    Ise Mayara Santos Furbino 7ªB

    ResponderExcluir
  14. Racismo é produto da mediocridade intelectual!

    Iury Javan dos Santos Furbino 5ªA

    ResponderExcluir
  15. Nós devemos nos concientizar que todos somos iguais, não só hoje mais todos os dias!

    Ise Mayara Santos Furbino 7ªB

    ResponderExcluir